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World Travel Market Londres 2013 e os blogs de viagem

nov
11,
2013
3

Na semana passada, Londres se tornou a capital mundial do turismo ao receber o World Travel Market, evento que reuniu órgãos oficiais de turismo do mundo todo, blogueiros de viagens, especialistas em tendências da internet e muita gente interessada na economia do turismo.

Dentre os principais destaques do evento estavam as palestras e painéis sobre temas de interesse de qualquer blogueiro de viagens, como a apresentação de uma nova ferramenta de publicação para blogs (Ghost), o debate sobre as diferenças entre o conteúdo que os blogueiros querem produzir e o conteúdo que os viajantes querem ler e um painel sobre ferramentas de marketing e vendas para blogueiros de viagem. Além, também, da valorização de ações com blogueiros como o Blog Ville (sobre a qual falamos aqui) e da perceptível atenção do mundo ao Brasil – e aos blogueiros brasileiros.

Diversos integrantes da Rede Brasileira de Blogs de Viagem (RBBV) participaram da WTM Londres e trouxeram de lá dicas que ajudarão no crescimento de todos os membros da rede. Destaque para estas lições:

*O que faz você único?

Que é importante ter um nicho e se especializar em um assunto todo mundo já sabe, mas o que chamou a atenção no debate “Reveal the Digital Raconteur in You”, promovido pela associação Travel Bloggers United (TBU), foi a opinião da blogueira Jayne Gorman (do blog “40 before 30”) sobre nichos. Para ela, o nicho é você, o blogueiro. Ou seja, mais importante do que falar sobre um tema específico, reunir dicas de um único destino, abordar um segmento de atrações é ter características próprias, que tornam você e seu blog únicos.

Ela defendeu essa tese afirmando que é a pessoa e a personalidade por trás do blog que engaja os leitores. Assim, tão importante quanto “o que” você publica é “como” você faz isso.

O que faz VOCÊ único?

*Menos e melhor

Textos, fotos, vídeos, podcasts… existem diversas ferramentas que podem servir de apoio a um blogueiro de viagens. Mas será que todo mundo precisa usar todas as ferramentas? Especialistas garantem que não. O melhor mesmo é focar no que você é bom e apostar suas fichas naquele formato.

Claro que isso não significa que você não deve, de maneira alguma, fazer vídeo se essa não é sua especialidade – até porque este é um canal cada vez mais valorizado por quem trabalha com blogueiros. Porém, não vale a pena ter como foco principal algo que pode ser uma fraqueza sua…

Por isso, conheça bem suas habilidades e invista no que você sabe que é bom e que funciona bem para o SEU blog. Isso é mais importante do que “ir na onda” do que está na moda.

*Você escreve/fala sobre o que os seus leitores querem ler/ouvir?

“Se você quer apresentar um produto de qualidade, comece pensando como seus clientes”. A frase de Gary Bembridge, fundador do blog “Tips for Travellers”, traz consigo uma preciosa reflexão para quem tem um blog de viagens e quer alcançar o sucesso: o que você escreve/fala é o mesmo que os seus leitores querem ler/ouvir?

Antes mesmo que você responda esta pergunta, adiantamos: na maioria dos casos a resposta é “não”. Foi o que comprovou uma pesquisa feita por Gary em parceria com Oliver Gradwell (fundador da TBU) – que você confere na íntegra aqui.

E sabe por quê? Porque os leitores não viajam tanto quanto os blogueiros, e por isso têm necessidades e desejos diferentes de quem produz o conteúdo.

Para mudar isso, comece estudando seu público. Faça pesquisas, leia com atenção os comentários, analise os acessos nos posts e reflita sobre o que deve continuar sendo feito, o que você precisa mudar e o que deveria começar a fazer.

Dar uma boa analisada na pesquisa é um bom começo. Clique aqui e faça isso já!

*Saiba buscar parceiros

A profissionalização e a monetização de blogs de viagens pode não ser fácil, mas se prova cada dia mais possível.

Claudia Beatriz Saleh, fundadora da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), revelou que entre suas estratégias para conseguir boas parcerias estão:

*Planejamento detalhado do roteiro da viagem – o que facilita na hora de apresentar suas necessidades e desejos a possíveis parceiros;

*Apresentação de dados do blog de forma clara e simples – prefira condensar principais informações no próprio e-mail a enviar vários arquivos;

*Demonstração de que você pesquisou o destino e que sabe como seu blog pode ser útil às empresas com as quais quer trabalhar.

Em outro debate, Jayne Gorman acrescentou à esta lista o aproveitamento das redes sociais. Segundo ela, uma pesquisa por hashtags relacionadas ao destino que você quer explorar pode apresentar a você empresas engajadas e que buscam blogueiros para trabalhar em parceria. Cabe a você saber identificá-las e fazer uma abordagem eficiente.

Gostou? Use essas dicas a seu favor, continue dedicando-se ao seu blog e veja os resultados melhorarem cada vez mais. Com os olhos do mundo voltados ao Brasil por conta dos eventos esportivos dos próximos anos, o momento é ótimo para os nossos blogueiros. Aproveite!

Para ter acesso a mais informações interessantes registradas no WTM London clique aqui.

 

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By: Natasha Schiebel

Natasha Schiebel é jornalista e, junto com João Guilherme Brotto (marido e também jornalista), edita o blog Pra ver no Mundo.

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