RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Saiba mais sobre a nossa rede e navegue por centenas de destinos de viagem nos nossos blogs

Blog

A RBBV vai ao Rio Doce

nov
26,
2015
1

É com muita alegria e orgulho que anunciamos aos leitores e seguidores da RBBV que entramos na terceira etapa da nossa campanha #UmAbraçoEmMariana, que se iniciou após o rompimento de duas barragens no Rio Doce, no dia 5 de novembro.

Vocês já devem ter acompanhado que doamos no último dia 17, o primeiro lote de água para Governador Valadares e o segundo, no dia 23 para Colatina.

Mas a campanha ainda está longe de acabar e hoje fechamos uma parceria linda e promissora com a blogueira Cris Marques, que é membro da nossa rede e está organizando uma expedição voluntária para as regiões afetadas pela lama que invadiu o Rio Doce e destruiu várias comunidades ao longo do rio.

A Cris está planejando duas viagens: uma primeira com o objetivo de ajudar a população afetada com necessidades emergenciais e mapear as necessidades futuras e uma segunda viagem já em dezembro, quando ela fará ações mais específicas com os dados coletados nesse trabalho de campo inicial.

umabracoemmariana2

A própria Cris Marques explica o projeto:

“Desde que comecei essa campanha (de viajar para Minas e ajudar os locais atingidos), vários voluntários me ligaram para contar o que estava acontecendo nas regiões: doações centralizadas, estocadas e estragando. Brigas políticas e religiosas que dificultam a entrega da água. Pessoas com necessidades de itens de higiene pessoal, falta de remédio, leite… E vários e vários municípios sem nenhuma assistência, ainda a espera de água.

Diante da falta de informação e a necessidade de saber o que de fato está acontecendo, resolvi viajar até lá para mapear e buscar COMO e ONDE iremos atuar em dezembro, assim começaremos criar frentes de trabalho para ações a longo prazo.

Estou indo com o Leo, um amigo educador e artista, que irá verificar a situação das crianças, principalmente em relação as escolas. Uma forma de criar conexões entre elas pra compartilhar informações e ações futuras. (Ainda temos espaço para mais um, principalmente se você puder registrar com vídeos e fotos.)

Viajaremos amanhã (27/11) para as regiões atingidas pelo desastre no Rio Doce e retornaremos para Brasília dia 04/12. Serão aproximadamente 2.4000 km durante 5 dias, passando por pequenos distritos e áreas rurais.”

E assim é que a RBBV resolveu se juntar à Cris e, mais uma vez, nossos blogueiros se organizaram para adiantar o dinheiro da Vakinha (que só é liberado alguns dias após o fim da campanha) para que ela possa ajudar nas necessidades mais urgentes que encontrar pela frente.

Mais uma vez, usamos as palavras da própria Cris:

“Estamos levando R$3.000,00 e vamos usá-lo para as necessidades emergenciais e imediatas. Ou seja, o senhorzinho perdeu tudo e precisa de remédio? A mãe precisa de leite e fraldas para o filho pequeno? A Dona Maria, lá daquele distrito pequeno, ainda não recebeu água? Ajudamos, compramos e levamos diretamente pra eles!”

E é isso. A Cris parte amanhã de Brasília e nós vamos com ela! Tentaremos atualizar aqui no blog e nas nossas redes sociais todas as novidades, de acordo todas as notícias que tivermos desse empreitada, mas você também pode acompanhar a Cris pelo Periscope e Snapchat do blog Dentro do Mochilão.

E lembramos que nossa campanha de arrecadação continua na nossa Vakinha até o dia 30. Agora, precisaremos de mais empenho do que nunca, já que ainda temos a viagem de dezembro pra embarcar!

Obrigado, mais uma vez, à todos!

 

Anterior

Próxima

1 Responses to A RBBV vai ao Rio Doce. - Post a Comment