RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

Saiba mais sobre a nossa rede e navegue por centenas de destinos de viagem nos nossos blogs

Sobre a RBBV

Formada em Novembro de 2011, a RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – é uma comunidade composta por mais de 650 blogueiros que publicam sobre diferentes temas diretamente ligados a turismo e viagens.

Inicialmente criada através da troca de experiências em uma comunidade restrita, a RBBV lançou, em maio de 2012, um site aberto ao público para aproximar leitores, mídia e entusiastas dos diversos temas discutidos por nós.

O site funciona também como um diretório de blogueiros viajantes e posts publicados divididos por temas. Dessa forma, criamos para os leitores de blogs de viagem um grande índice com todos os posts dos blogs membros da RBBV divididos por área geográfica e, futuramente, por assunto.

Acompanhe a RBBV e viaje com a gente: estamos no Instagram, no Twitter e também no Facebook.

OBJETIVOS

  • Compartilhar informações entre blogueiros sobre a profissionalização dos blogs de viagem e discutir sobre as melhores formas de aperfeiçoá-los (design, conteúdo e monetização);
  • Discutir diretrizes de comportamento e relacionamento de probloggers (ética, utilidade e originalidade);
  • Discutir sobre o relacionamento com agências de publicidade e empresas interessadas em construir parcerias que sejam interessantes para o blog, para o cliente e para o público;
  • Discutir aspectos técnicos e práticos sobre a manutenção de um blog;
  • Divulgar o trabalho de blogueiros membros.

Os blogs membros da RBBV redigiram e votaram por aceitar as diretrizes de conduta abaixo.

DIRETRIZES DE CONDUTA

    Relacionamento com os leitores

  • É obrigatório avisar quando se trata de publieditorial, escrevendo “post patrocinado” em fonte pelo menos do mesmo tamanho da fonte usada no texto.
  • Escrever post patrocinado apenas em uma tag (palavra-chave) ou categoria sem escrever no post não é aceitável. Post antigos devem ser corrigidos, caso a experiência tenha sido patrocinada de alguma forma.
  • É obrigatório avisar no post que a viagem é patrocinada, ou o passeio, ou a comida. Que fique claro para o leitor o que foi pago por uma empresa, quando isso acontecer.
  • Não mandar e-mail sem os leitores terem solicitado antes.
  • É proibido distorcer o comentário do leitor através de edição do comentário para fazer parecer que ele disse coisa diferente do que disse.
  • A RBBV considera boa prática que os blogs tenham um política própria de comentários acessível aos leitores, para que eles saibam se o blogueiro vai responder, o que o blogueiro considera spam e que tipo de comentário não é aceitável.
  • Informar no texto do post quando o texto publicado é um press-release ou usa um press-release como fonte, e citar a fonte.
  • No texto do post deve ficar claro para o leitor se o blogueiro visitou ou não o local em questão.
    Relacionamento com o Mercado

  • Não usar scripts para aumentar seguidores no twitter.
  • Não mentir números de acessos e resultados de promoções para as empresas.
    Relacionamento com os outros blogueiros e a rede

      Se um blog membro da RBBV publica um texto com informações erradas, publicidade escondida, sensacionalista ou mentirosa, é o dever de todos os membros:

    1. entrar em contato com o blogueiro diretamente informando do problema e pedindo correção/esclarecimento
    2. caso nao tenha resposta em 7 dias, repassar a reclamação para o grupo avaliar
    3. caso o blogueiro não queira fazer uma mudança, o grupo deve moderar a disputa
    4. se o grupo acredita que o blogueiro agiu de forma anti-ética propositalmente, o grupo pode decidir excluir o blogueiro da rede. Um grupo menor (Coordenação), para fins de administração, será criado contando com membros voluntários por um período determinado pela rede. O objetivo principal do grupo é ajudar a aplicar da melhor forma possível as diretrizes aprovadas pela RBBV, e esse grupo irá orientar os blogueiros da rede e avaliar casos de problemas e dúvidas.
  • Jamais usar conteúdo e/ou fotos de outros blogs/sites sem prévia autorização do outro blogueiro, a não ser que o site ou blog tenha uma licença específica permitindo a utilização. Boas práticas: é recomendável que, sempre que alguém citar outro blog em um post seu, colocar lá não só o nome mas o link para o outro blog.
  • É obrigatório colocar o selo da RBBV ou texto com link para o site da RBBV indicando que o blog é membro da RBBV.
  • Todos os membros da RBBV serão listados no site da RBBV na página de membros, independente de pedirem a criação de um login (p/ incluir seus links) para o site da RBBV ou não.
  • Será considerado boa prática que os blogs membros da RBBV incluam seus links de destinos visitados no site (www.rbbv.com.br).
    Falhas de conduta que estão sujeitas à remoção do Blog da Rede ocorrerão quando as ações de um membro da RBBV, em benefício de seu blog e/ou de projetos realizados ou apoiados por seu blog sejam caracterizados pelo grupo como:

  • Cópia ou plágio juridicamente comprovável
  • Representar indevidamente a Rede, ou seja, sem ser aprovado pela RBBV (pela coordenação e/ou por votação do grupo)

Caso um blog membro da RBBV não esteja cumprindo estas diretrizes, o público pode enviar email para denuncia@rbbv.com.br para relatar o problema. A Coordenação da RBBV, composta por 7 blogueiros membros escolhidos pela Rede para um termo de 1 ano, vai investigar a denúncia.

Comentários fechados.

Ir para o topo